Forum - a nossa âncora - Associação de Pais em Luto
Setembro 10, 2010, 06:50:01 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: 18 de Janeiro 2010 Abriremos mais um grupo de entreajuda, desta vez, no Algarve (Faro), mais pormenores na pág 3. do BD.

Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo Ano, novos desafios...  (Lida 2000 vezes)
mila
DIRECCAO
Membro tipo4

« em: Janeiro 04, 2009, 04:36:37 »

Vamos respirar bem fundo e "interiorizar" de que temos mais obstáculos para superar mas com a certeza de que alguns por muito pequeninos que sejam, já foram ultrapassados e nos irão servir daqui para a frente, para nos ajudarem a continuar esta nossa caminhada pois tornaram-nos mais fortes, ou pelo menos, bem mais resistentes...a vida obriga-nos a seguir em frente e os nossos filhos assim o esperam de nós!

Vamos mostrar-lhes que o AMOR por eles é tão forte que nos faz manter de pé e prosseguir...agora, é a única prova de Amor que lhes poderemos dar...Não podemos deixar que eles sintam que são os "culpados" de tanta infelicidade ao ponto de nos tornar incapacitantes para amarmos a vida e todos aqueles que nos rodeiam.

Eles saberão que não estiveram connosco em vão...eles precisam de sentir que nos deram o que de mais precioso tem a vida: AMOR , um amor incondicional e para todo a eternidade.

Nada se adquire sem esforço e determinação e por isso temos de dar as mãos e ajudar-nos a vencer as dificuldades, a tristeza e dor para alcançarmos a Sere«nidade e Paz através da Solidariedade e Esperança no amanhã...

Cada Ano que se inicia, é uma forma de recomeçarmos a nossa aprendizagem...para quando chegarmos ao final deste ano, sentirmos que o esforço não foi em vão...

A Nossa Âncora é um todo em que cada um de vós tem um papel fundamental na ajuda ao próximo e particularmente atodos que iniciam agora a sua caminhada e não possuem as tais "defesas" que fomos adquirindo ao longo dos tempos...é por isso que o tempo não cura mas ajuda a criar experiência e formas de contornar os diversos obstáculos que nos vão surgindo...

Não se esqueçãm que não se encontram sós! Conto com todos vós e fico muito satisfita quando vejo a evoluçao que mães como a Flora têem...já dão conselhos preciosos e palavras de consolo que transmitem sobretudo esperança.

Janeiro e Fevereiro são para mim meses particularmente dificieis mas aprendi dia após dia, mês após mês, ano após ano, a ganhar forças para me sentir em Paz...e consegui! Vocês também o conseguirão!

Obrigada a todas e coragem para mais um Ano...

A amiga de SEMPRE
Mila
Registado
maria luisa guerra
Pais
Membro tipo4

FILHOTE tenho um orgulho enorme em ser tua MÃE

« Responder #1 em: Janeiro 04, 2009, 08:01:20 »

Caras Amigas,

Estive ausente deste Forum um largo período, tal como vos tinha anunciado, a minha última intervenção foi a 16 de Dezembro 08.

A época natalícia tornou-se para mim desde há 17 meses um misto de fantasia, consumismo, balbúrdia, hipocrisia onde a maior parte das pessoas só se lembra dos outros nestes momentos e, onde são assediadas pelo excesso de compras, por vezes desnecessárias.

Para mim, e passo o clichê, o Natal deveria ser todos os dias onde a solidariedade, o AMOR entre o Ser Humano, o sentimento mais precioso que existe, a compreensão, a Amizade e o estender da mão a quem mais precisa deveria ser feito diariamente, e não uma vez por ano. Por isso, deixei de acreditar nestas comemorações onde a dor, o sofrimento, a ausência e as saudades do meu filhote estão mais presentes do que nunca e, tornam-se insuperáveis.

Pelo 2ª ano consecutivo não tive coragem para escrever nem tão pouco vir ao Forum ler os vossos depoimentos, porque tudo me comovia e, ainda hoje me comove uma vez que me encontro ainda na ressaca de um período demasiado longo de festividades para uma Mãe em plena angústia de não poder partilhar com o seu filho querido tudo o que o Natal, na verdadeira acessão da palavra deveria significar

Tenho permanecido em reclusão quase total e em plena reflexão, recordando as belas recordações que o meu Hugo me deixou e que ficaram registadas na minha memória para todo o sempre, as quais nunca mais voltarão, infelizmente, a serem vividas. A minha mente tem permanecido confusa e perturbada , sabendo que o meu outro filho, Diogo vive agora como filho único, lembrando-se, certamente, dos belos tempos em que convivia com o irmão, a alegria desta família.

Quanto à passagem do ano e ao dia de Ano Novo não poderia ter sido mais desolador, em virtude do dia 1 de Janeiro de 09, ter feito 17 meses que o meu amado Huguito me deixou em completa tortura e desespero.

Entretanto, e como não o fiz antes, queria agradecer todas as mensagens que recebi da Mariazinha, da Fátima, da Lena, da Menta, da Ana Vieira, da Flora e da afabilidade da Maria Clara que com a sua sensibilidade me comoveu pelas suas já habituais palavras de grande serenidade, conforto e sabedoria. Por último pretendo agradecer à Mila as suas maravilhosas mensagens que me dão sempre ânimo e força para seguir em frente nesta batalha da vida tão tortuosa. Bem haja por todo o vosso Carinho, Amizade e Amor.

Espero sinceramente que o Natal de todas as Amigas fosse passado em Paz e em harmonia.

Reparei, também, que surgiram pessoas novas aqui no Forum. Para elas bem vindas ao nosso "cantinho sagrado", onde poderemos desabafar e dar apoio a quem mais necessita. Muitos testemunhos foram feitos, li alguns, porém não tive ainda coragem para os ler todos. A seu tempo o farei.

E aqui estamos nós em 2009, um novo ano que não irá trazer grandes alterações a quem perdeu os seus tesouros recentemente mas, que poderá atenuar um pouco as feridas sangrentas e, ainda tão recentes e amenizar, ligeiramente os nossos corações despedaçados.

Espero, que com o auxílio das nossas estrelinhas, elas nos irão dar a força e a coragem necessárias para podermos lutar por cada dia que passa nos 365 dias do ano, 12 meses de amor e ternura, 52 semanas de paz e harmonia e que tenhamos 1000 motivos para voltar a sorrir, visto ser certamente o que os nossos adorados tesouros desejam para as suas Mães.

Que o ano de 2009 nos traga novos desafios, como voltar a sonhar, que a Luz volte a iluminar os nossos corações, que os sorrisos voltem a surgir nos nossos lábios, que o mar onde navegamos pleno de desilusões se esbatam no nosso olhar perdido neste Universo sem destino, para podermos viajar com mais serenidade e encontrarmos um caminhar mais florido.

Muita Paz e tranquilidade para todas Vós Amigas e que a melodia dos nossos anjos invada as nossas Vidas. Com a Amizade da

LUISA GUERRA

« Última modificação: Janeiro 06, 2009, 08:00:13 por maria luisa guerra » Registado
Flora Salcedas
Pais
Membro tipo4

João Pedro - 7 anos - vitima atropelamento em 2004

« Responder #2 em: Janeiro 04, 2009, 09:17:06 »

Queridas Amigas,

"Agarrando" as palavras que a Mila nos deixou, há muitos anos por motivos profissionais dedico-me a remoledar algumas coisas no meu dia a dia. Dou uma arrumação no meu gabinete, tento desfazer-me de algum "lixo" que fui acumulando ao longo do ano, e tento corrigir algumas coisas que fiz de errado no ano que passou.

Desde há 4 anos tento fazer o mesmo em casa e muito em especial tento faze-lo no meu coração! Aqui é que a "porca torce o rabo"... pois ainda teimo em agarrar-me a coisas velhas, sentimentos reprimidos, rancor, e talvez um odiozito de estimação! (mas não há pessoas perfeitos, e eu tambem não quero ser!!)

Hoje arrumei os enfeites de Natal e aproveitei para mudar algumas coisas do sitio, selecionei algumas para dar, e agora pareco uma garotita toda contente a olhar para os cantos da sala a contemplar as minhas mudanças.

Quanto ao comentário da Mila sobre mim, fico contente por mim, pelos meus filhotes e pelo meu marido. Os animos aqui por casa têm andado muito, muito complicados e ler as palavras da Mila e da Maria Clara dão-me um alento muito, mas muito grande!!

O processo relativo ao acidente do João voltou a ser arquivado, desta vez o Ministério Público decidiu arquivar o mesmo, dizendo que a Ama do João deixa de ter qualquer responsabilidade no acidente a partir do momento que o entregou a outra pessoa para o levar para a escola!! situação que eu desconhecia por completo e nunca o tinha  autorizado. Já antes deste arquivamento, o Min. Publico tinha arquivado o processo relativamente à condutora que atropelou o João.

Na primeira fase o processo fora arquivado em relação à condutora e decidiu nessa mesma altura o mandar abrir processo contra a Ama por ter prestado falsas declarações em tribunal e depois mandam arquivar o processo outra vez!!! Eu não me conformo com estas decisões, nada traz o João de Volta, mas não posso deixar que acusem o menino por tudo. Como mãe é a ultima coisa que posso fazer por ele. Não deixar que o responsabilizem só a ele.

Sinto-me desgastada, desanimada, injustiçada, cansada, mas não posso baixar os braços. Precisava de ver este assunto arrumado para então poder concluir o meu luto de uma maneira mais serena, mas tranquila, sem rancor nem ressentimentos...

Ontem estive em Coimbra com as minhas amigas do grupo e confesso que começo a sentir-me mal em relação aos pais que aparecem de novo... começo a abafar a minha dor, acho que já não tenho direito de expressar tudo o que sinto. Penso que o grupo deve apoiar e dar mais atenção aos pais que aparecem de novo, mas eu ainda preciso tanto de todos eles... è muito complicado... por isso é que eu continuo por aqui a desabafar convosco...

Por isto é que eu digo que me dá um grande conforto as palavras da Mila, da Maria Clara e da Teresa Bizarro que são para mim as "Mães Referencia" em todo este duro e longo caminho. Desculpem-me todas as outras, mas quando ao aqui cheguei foram estas Mães que me deram o colinho que a minha querida Mãe já não me podia dar.

uma vez mais obrigada a todas... vou terminar por aqui pq já estou... vocês sabem...

Beijos

Flora
Registado
maria luisa guerra
Pais
Membro tipo4

FILHOTE tenho um orgulho enorme em ser tua MÃE

« Responder #3 em: Janeiro 05, 2009, 07:21:55 »

Queridas Amigas,

De acordo com o que a Flora aflorou eu também por hábito, costumo fazer remodelações na minha casa. Não consigo estar todo o ano a ver no mesmo sítio os objectos e, de vez em quando modifico e compro algumas peças para poder ver um novo cenário, ao entrar na minha casa. No final do ano o sistema persiste, faço arrumações e, inclusivamente retiro a roupa que já não uso e ofereço à minha empregada.

Estas alterações fazem parte da minha rotina há muitos anos mas, também tenho a vantagem de ter bastante jeito para bricolage e, como felizmente possuo alguma criatividade, quando há algum acontecimento ou evento sou eu que executo todas as tarefas ou seja no computador ou manualmente, não só porque me dá prazer como é uma forma de me sentir ocupada e não ter pensamentos nefastos.

Neste momento, estou a preparar algumas novidades para as minhas habituais companheiras desta jornada para colocar na mesa no dia dos meus anos. É evidente que não vou fazer uma festa, porque a minha disposição é nula, mas sim confraternizar com as amigas mais chegadas e agradecer o quanto tem sido precioso tê-las encontrado no meu caminho.

É desta maneira que geralmente ocupo as horas de vazio da minha vida, quando permaneço em casa  ou quando não estou a escrever ou a ler, algo que executo com frequência, em virtude de me encontrar já reformada.

Estas tarefas têm sido para mim uma terapia e uma mais valia para o meu ego, porque o meu espírito está sempre ocupado em algo para renovar ou criar.

Temos de tentar e fazer um esforço sobre humano para levarmos  uma Vida mais saudável, pois sabemos que os nossos filhos que se encontram no Espaço Celestial assim o desejam e pretendem ver-nos mais felizes. Cada dia que vivemos sem eles, fisicamente é uma ocasião especial para demonstrar que podemos ainda ter a coragem de sonhar e lembrarmo-nos dos momentos belos que vivemos com os nossos herois para afastar os medos que nos atormentam.

Vamos tentar dar razão à nossa existência e saborear cada minuto das nossas vidas. Só assim, conseguiremos alcançar alguma serenidade e paz de espírito.

Um abraço com muito carinho da

LUISA GUERRA
« Última modificação: Janeiro 05, 2009, 07:46:03 por maria luisa guerra » Registado
mariazinha
Pais
Membro tipo4

« Responder #4 em: Janeiro 05, 2009, 06:55:25 »

Queridas amigas

Felizmente o Natal já terminou, todo o tumulto e azafama das pessoas já passou. Espero que este ano nos traga a paz e serenidade nos nossos corações de mães, pais e irmãos em sofrimento e dor pela perda dos nossos amores.

Vir aqui a este cantinho e ler as vossas mensagens, consola-me um pouco e ajuda-me a ir para a frente e levar o barco da minha vida a um porto um pouco mais calmo, como diz a nossa amiga Ilda, ao olhar para o lado existem sempre outros seres com sofrimento igual ao nosso ou pior no sentido em que não sabem onde os filhos que desapareceram se encontram, não conseguem fazer o percurso do seu luto e não conseguem fazer com que repouse em paz.

Flora, esqueci-me de mencioná-la, você é uma querida e obrigado pela ajuda no meu inicio de luto pela partida da minha filha deste mundo terreno, beijinho ao Afonsinho que eu gostava um dia de conhecer e conhecê-la obviamente a si.

Para todas uma boa noite e um beijo da
Mariazinha
Registado
picasso
Pais
Membro tipo2

« Responder #5 em: Janeiro 05, 2009, 07:08:47 »

Amigas,
Obrigada por existirem, a simples leitura das vossas palavras ajuda-me a enfrentar os dias.
Também eu continuo á espera do resultado de uma autópsia que teima em chegar . Como é possível ninguém me saber dizer de que morreu a minha filha, que minutos antes de ir para o hospital, tinha estado a pintar e a arreliar os cães que queriam a sua atenção? Eu sei que isso também não a traz de volta, mas...ao menos saber o que se passou, e já lá vão quase cinco meses, que tão depressa me parece ontem, como uma eternidade.
Um abraço muito grande Flora.
Que as nossas estrelinhas como diz a Maria Luisa nos acompanhem e deem força,
Carla
Registado
Borboleta
Pais
Membro tipo3

"Quem amamos não morre, apenas parte antes de nós"

« Responder #6 em: Janeiro 06, 2009, 11:45:05 »

Bom dia, minha querida

Após vários dias sem conseguir vir ao forum, hoje sinto-me especialmente bem, também já era horinha de arrebitar!!! *__*
Estive a ler os vossos testemunhos com a máxima atenção e a Flora e a Maria Luísa, puseram-me com um enorme sorriso na car, deram-me uma excelente ideia.
A minha mãe mantem o quarto e as coisas da minha mana exactamente como ela as deixou, a única mudança foram os lençois; põs-lhe uns lençois quentinhos para o caso de ela querer vir dormir. Mas voltando à minha ideia, axo k vou dar todos os livros e fotocópias ao pessoal da Associação  de Estudantes da Faculdade. Axo k eles os vão encaminhar para alguém que precise e não tenha condições económicas para os ter, ou se os tem é com grande sacrifio.
Axo k a minha mãe nao se vai importar. Se fosse convosco, vocês importar-se-iam???

Ano novo, pk não, começá-lo com uma boa acção? Axo k a minha mana ia gostar, ela sempre foi muito solidária, inclusive participava em voluntariado.

Mana, adoro-te... Voa minha borboletinha!!!

E vocês mamãs?! Como têm andado?!?!? *__*

Beijokas
Ana
Registado

"A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace."
Victor Hugo

Borboletinha ADORO-TE
mariazinha
Pais
Membro tipo4

« Responder #7 em: Janeiro 06, 2009, 12:32:49 »

Ola Ana

Acho que faz muito bem distribuir as coisas da sua mana, por quem precisa, sabe as nossas meninas ficam muito contentes, eu distribui a roupa da Ana, que era muita, ela adorava roupa, sapatos e acessórios. A mim pessoalmente fez-me muito bem dar as coisas da ana a pessoas que eu conheço e que lhes faziam falta.

Os objectos pessoais estão comigo esses não dou. Estão no quarto que ela deixou quando foi para a casa dela. Partilhar com quem precisa acaba por nos fazer sentir um pouco melhor. Faça isso, fale com a sua mãe e vai ver que ela acaba por concordar e sentir que vai fazer alguem um pouco mais feliz.

Beijinhos para todas da

Mariazinha
Registado
Ilda Maria
Pais
Novo

« Responder #8 em: Janeiro 06, 2009, 07:07:42 »

Olá companheiras,

Ao ler as mensagens da Mariazinha, verifiquei que temos muita coisa em comum. A maneira de pensar, de lidar com as situações, somos ambas mães de filhas com o nome de ANA e passámos pelo mesmo sofrimento da doença das nossas meninas.

A minha ANA adoeceu em 2000, fez quimioterapia, auto-transplante e durante quatro anos teve uma força incrível. Não queria que ningém tivesse pena dela e muito menos ouvir a palavra "coitadinha".

Gostava de andar sempre muito bem arranjada, andava sempre a ver as modas, era boa estudante, sempre com notas altas, mesmo faltando muito derivado aos tratamentos, só perdeu um ano, ano esse em que esteve internada.

Gostava imenso de viver, mas pediu para partir ao fim de muito sofrimento, despediu-se de mim e do pai, fechou os olhos e partiu serenamente agarrada à minha mão.

Também entreguei toda a roupa e a mobília do quarto dela a uma instituição.
Senti-me muito bem ao entregar as coisas que ela tanto gostava para alguém que as pudesse usar, visto que à minha ANA já não lhe faziam falta, e de certeza que ela ficou muito contente ao ver as suas coisas a serem usadas por adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de vestir roupa de marca. Os objectos pessoais não os entreguei, esses estão guardados na caixa que ela própria fez.

Beijinhos
Ilda Maria

Registado
Borboleta
Pais
Membro tipo3

"Quem amamos não morre, apenas parte antes de nós"

« Responder #9 em: Janeiro 07, 2009, 09:45:02 »

OLá

Mariazinha e Ilda, coincidência ou não, eu também me chamo Ana e penso da mesma forma que as vossas meninas. Daquilo que vocês falam eu vejo nelas um pouco de mim.

Quanto às roupas eu decidi ficar com elas (pode parecer estranho, mas sempre partilhamos tudo e axo k ela iria gostar de ver que continuo com exe pensamento), outras vou dá-las a umas priminhas que adoravam a minha mana e fizeram questão de pedir à minha mãe alguma coisa da prima. Talvez por ela ser prima mais velha, elas adoravam-na, pk embora a diferença de idades fosse alguma a minha irmã gostava de passaer com elas, e axim tornou-se confidente delas.

Eu e a minha mãe já decidimos que vamos dar algumas coisas dela, pode ser que um sorriso no rosto de alguém me traga também a mim um sorriso.

AH! Por falar em roupa, um dia destes sonhei que a minha mana entrou em casa e dizia: "Fogo, só estive dois meses fora de casa e tu já levaste a minha roupa para tua casa!!". E eu dizia-lhe:" Mas importas-te?" E ela: "Claro que não, tava a brincar. Quando estavas grávida e a tua roupa não te servia, tu também me emprestavas"

Não sei se foi o meu sub consciente a pensar se devia ficar com as coisas dela ou não, mas nessa noite tive a certeza que sim, nunca fomos irmãs egoístas e não ia ser agora.

Desculpem o testamento

Beijokas
Ana
Registado

"A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace."
Victor Hugo

Borboletinha ADORO-TE
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: